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[ Lunar Magic ] Sprite Tool

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[ Lunar Magic ] Sprite Tool

Mensagem por Alucard em 31/7/2011, 14:09

Bom gente para quem nunca soube mexer com sprite tool aqui vai um ótimo tutorial explicativo ! 30 passos de tutorial e você irá aprender a mexer no programa.

Siga os passos!

1. Baixe o sprite tool [ Link no final do Post ] Recomendo baixarem o Sprite Tool do Romi's que é o sprite tool que agente vai usar no tutorial

2. Extraia o Sprite Tool e faça uma cópia de sua rom para a pasta do Sprite Tool para que se der algum erro sabe?

3. O nome da pasta vai ter o nome st140 Renomeia para Sprite Tool . Fica mais fácil não ?

4. Baixe um sprite no [ Link no final do Post ] nesse tutorial vou usar o Mouser, o rato do SMB2 que ataca bomb .

5. Após isso você terá os seguintes arquivos do Mouser :

mouser.asm
mouser.cfg
mouser.tpl
mouser.bin
mouser_readme.txt

6. Apague o mouser_readme.txt

7. Recorte os arquivos:

mouser.asm
mouser.cfg

8. Vá até a pasta Sprites do Sprite Tool e Cole os arquivos recortados la.

9. Se o seu projeto do Lunar Magic Não tiver GFX Clique no Cogumelo Normal Vermelho para extrair os GFX e depois clique no Cogumelo Normal Verde para colocar os GFX em seu projeto.

10. Depois disso você clica no cogumelo normal azul para extrair a pasta de ExGrapichs. Ai aparecerá uma janelinha que a pasta ExGrapichs está presente na pasta que esta sua rom. Clique em Ok

11. Recorte o Arquivo BIN do Mouser e cole na pasta ExGrapichs (Este arquivo BIN é o que da o gráfico para o Mouser).
Renomeie o Arquivo BIN que deverá estar escrito: mouser, Renomeie para um número de ExGFX recomendo a todos colocar o nome do arquivo de ExGFXA0 vamos usar esse número no tutorial

12. Depois vai ao seu projeto do Lunar Magic e clique no Cogumelo Normal amarelo. Ai o ExGFX do Mouser será inserido.

13. Volte na pasta do Sprite Tool. Lá crie um arquivo de bloco de notas coloque o nome de ( sprites ).
Sem os parenteses ( ).

14. No bloco de notas Escreva um número de 00-BF esse será o número do seu sprite Recomendo o 11 o número que irei usar para colocar o Mouser. Coloque o número. Depois aperte espaço no seu teclado para dar um espaço e escreva exatamente isso: (mouser.cfg) Sem parenteses ( ). Deverá ficar assim:

11 Mouser.cfg

Só isso e salve o bloco de notas.

15. Agora vamos inserir o sprite. Como falei para fazer a cópia da rom na pasta do sprite tool ela deve estar la. Abra o sprite tool.
O programa do sprite tool do cmd.

É o sprite_tool

16. Escreva nomedasuarom.smc não pode ter espaços mais pode ter _ (Sua rom terá que ser editável e não poderá ser igual ao mario normal. tem que mudar algo nela). Se tudo ocorrer com sucesso vai aparece outra coisa pra você escrever. Lembra do bloco de notas que você criou ? o nome era sprites não é ? ela é a lista de sprites sua. digite: sprites.txt
Se tudo ocorrer com sucesso os sprites começarão a ser inseridos .

17. Logo que os spirites foram inseridos pressione qualquer tecla para continuar ai voce aperta uma tecla do seu teclado e vai fexar o sprite tool. Abra o Lunar Magic

18. Vá até o cogumelo vermelho venenoso. E clique no campo em branco que ta escrito em inglês: Enable bypass of standard FG/BG, SP, ExAnimated GFX and the older bypass method for this level. E ative ele.

19. Em SP3 você vai axar o número A0 que é o número que agente colocou para o ExGFX. Coloque o A0.
Depois em SP4 você coloca 02 por que é para as bombas do Mouser não ficar bugadas.

20. Clique em OK

21. Nas ferramentas do Lunar Magic Acima procure um bloco com ? 1/4 claro e o resto escuro, fica do lado do baby yoshi azul.

22. Aperte a Seta de baixo vai passando as páginas até axar uma com umas partes do Mouser.

23. Depois fexe a janelinha.

24. Agora vamos colocar cor para seu Mouser.

25. Lembra que veio um arquivo mouser.tpl ? Vamos usa-lo!

26. La em cima clique em File>Palettes>Import Level Palette from file...

27. Procure o arquivo mouser.tpl e abra-o.

28. Pronto você inseriu cores pro seu mouser!

29. Agora vamos para o Final, Clique no casco verde,Aperte "Insert" Sem aspas " " em seu teclado.

30. Uma janelinha irá abrir. Em Command (0-FF) Digite o número de seu sprite nesse caso tinhamos escolhido o número 11 para o sprite mouser,depois em Extra Info (0-3) Digite: 3. Não se preocupe no Lunar Magic ele nunca aparecerá corretamente. Coloque no lugar onde quiser. Pronto Seu Mouser está pronto ! Agora é só testar !

Fonte

Tutorial Criado por : Boo

Download do Sprite Tool e dos Sprites Arrow http://www.smwcentral.net/?p=main

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