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Final Fantasy Tactics

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Final Fantasy Tactics

Mensagem por LeoLeandro17® em 5/10/2011, 18:01

Final Fantasy Tactics



Plataforma: Playstation1
Produtora: Squaresoft (nos Eua, teve como produtora a SCE)
Desenvolvedora: Squaresoft
Genêro: RPG-Estratégico
Jogadores: 1
Lançamento: 1997/1998


Sistema de jogo

Diferente do usual sistema por turnos da série, Final Fantasy Tactics utiliza um sistema de batalha mais voltado a estratégia.As batalhas ocorrem em um mapa 3D montado em uma "grade" quadricular.

Cada quadrado do mapa possui uma determinada altura, que afeta tanto o alcance de certos golpes e habilidades assim como acabar sendo um obstáculo para obstáculos e golpes e para os personagens.Cada personagem possui uma capacidade de "pulo" própria (baseado em sua classe, equipamentos e habilidades) que determina se ele pode ou não passar de um ponto alto para um mais baixo e vice-versa.Além disso cada personagem tem um certo número de quadrados que pode andar.

Como nos jogos da "série principal", o movimento de cada personagem é baseado em turnos.O turno de cada personagem é controlado atráves de um atributo definido como CT (charge time).Cada vez que se passa um turno, os personagens ganham uma determinada quantidade de CT, baseada em sua velocidade(essa quantidade pode ser afetada atráves de habilidades).Ao completar 100, a unidade então realiza seu turno.


As habilidades em FFT possuem várias características próprias, sendo divididas em quatro grupos básicos: Ação, Reação, Suporte e Movimento.As habilidades de ação são usadas durante o turno do personagem.As de reação, toda vez que o personagem sofre um determinado tipo de ataque que ative essa habilidade.As de suporte são habilidades passivas e são ativas sempre.E as de movimento são habilidades que afetam a forma que o personagem se move ou que se ativam durante a movimentação do personagem.As habilidades de ação possuem um alcance próprio, bem como uma área de efeito.Além disso, certas ações atingem apenas aliados ou apenas inimigos.Algumas ações podem precisar de um tempo de carga.Quando esse tempo acabar, a ação é então realizada.Cada personagem em FFT possui um conjunto de habilidades de ação próprias de sua classe.Além disso, pode equipar um segundo conjunto de habilidades de ação de outra classe (desde que tenha acesso a ela), uma habilidade de reação, uma de suporte e uma de movimento.

Um dos grandes pontos em FFT é que é preciso pensar bem que ações realizar com suas unidades.Dependendo de onde você posiciona suas unidades e das ações que faz com elas, voce pode mudar a situação em uma batalha.Por exemplo, colocar arqueiros em pontos altos do mapa faz com que eles consigam um alcance mais elevado, ao passo em que juntar todas suas unidades juntas é um chamariz para magias de área do inimigo.Além disso, há a questão do tempo de carga das ações.Um inimigo pode muito bem sair da área de efeito de uma ação caso seu turno ocorra ANTES da ação tomar efeito, então é preciso verificar se sua ação não será desperdiçada.


Em Final Fantasy Tactics a movimentação no World Map também é diferente do usual da série.O jogador possui diversos pontos, representando localidades como planícies, cidades, montanhas, etc.Esses pontos são ligados por linhas, que indicam os caminhos que o jogador pode tomar.Cada vez que passa por um ponto, o jogador tem a chance de ter um encontro randômico.Além disso, existem os eventos obrigatórios, que ocorrem toda vez que o jogador passa por um ponto que ative esse evento.Um evento pode ser uma batalha ou apenas uma cena qualquer de história.

O nível dos inimigos de batalhas randomicas em FFT acompanham o nível do jogador, como ocorre em FFVIII.Assim, quanto mais forte o jogador fica, mais forte serão os monstros que ele irá encontrar nas batalhas randomicas.No entanto, o mesmo não ocorre com o inimigos das batalhas obrigatórias, que possuem um nível pré-estipulado, não importando se o jogador está muito fraco ou quase um semi-deus.

Sistema de classes

Em FFT cada personagem pode possuir uma classe específica.Existem ao todo 20 classes normais em FFT, mais outras classes especiais, próprias de certos personagens.Cada classe possui suas habilidades próprias, bem como seus status e aumento de status próprios.Além disso, cada classe possui uma lista de equipamentos que pode usar (extendível através de habilidades de suportes) e algumas classes possuem certas habilidades de suporte automaticamente.O jogador começa com duas classes disponíveis: Squire e Chemist.Conforme ganha nível com essas classes, ele então pode ter acesso a classes mais poderosas.



Gráficos e trilha sonora


FFT possui gráficos limitados, mesmo para o Playstation.Nem por isso, eles fazem feio.Sprites bem desenhados e agradáveis e animações de golpes e magias bem feitas.Já sua trilha sonora tem uma ótima qualidade.Os efeitos sonoros também são bons.



Considerações finais

FFT é simplesmente um must-try do Playstation.Qualidade impecável, possui um sistema que irá agradar muito quem gosta de jogos mais estratégicos, além de ter um enredo simplesmente matador, com várias reviravolts.Prato cheio.E graças a seu sistema de classes e habilidades, FFT permite uma customização fantástica do grupo, permitindo ao jogador criar diversas estratégias.

Notas
Enredo: 9,5
Sistema de Batalha: 10,0
Gráficos: 8,0
Som: 8,5
Replay: 9,5




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LeoLeandro17®
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